Pedra do Telégrafo, famosa por ilusão de ótica, terá ação de ordenamento

Pedra do Telégrafo, famosa por ilusão de ótica, terá ação de ordenamento

Foto do engenheiro Thiago Correa teve milhares de curtidas e compartilhamentos (Foto: Arquivo pessoal)

O Parque Estadual da Pedra Branca, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), terá na sexta-feira (8), a partir das 9h, uma ação de ordenamento de uso público na Pedra do Telégrafo, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. A região encheu de visitantes em 2015 após o sucesso em redes sociais de imagens que, devido a uma ilusão de ótica, simulam que os fotografados estejam sobre um grande abismo (veja a explicação do truque em reportagem do G1 e assista ao vídeo abaixo).

Segundo o Parque, o grande aumento no número de visitantes gerou problemas como o acesso indevido por motocicletas e até pichações em pedras.

No local também há outros pontos de visitação, como as praias selvagens e a Pedra da Lua, outro ponto procurado pelas fotos inusitadas (veja no vídeo abaixo).

Como a área também faz parte do Parque Natural Municipal de Grumari, será feita uma ação conjunta. Os agentes vão instalar placas, dormentes e cantoneiras para impedir o acesso de motocicletas à Pedra do Telégrafo, além de retirar pichações e fazer o manejo e manutenção da trilha. As placas terão orientações para os visitantes sobre a conduta adequada em áreas protegidas.

Com apoio da Unidade Policiamento Ambiental (Upam) do parque, também será feita uma operação na Praia do Perigoso, que é parte do Parque Natural Municipal de Grumari, para coibir campings irregulares.

De acordo com o chefe do parque, Andrei Veiga, a ação faz parte da Operação Verão do Parque Estadual da Pedra Branca e conta com apoio do Mosaico Carioca de Unidades de Conservação. A operação terá ações contínuas, todos os finais de semana, para o ordenamento da visitação na unidade. Andrei pede o apoio de moradores nas ações.

Visitantes fazem pose na Pedra do Telégrafo (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)Ângulo da foto revela o segredo do falso abismo (Foto: José Raphael Berrêdo / G1)

.

Facebook Twitter Google+ Pinterest
Tel. 619-537-8820

Email. This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.